segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Instalando Arch Linux - Introdução

Sim sim! Estou tirando as teias do blog e escrevendo um post novo! O tema escolhido foi "Instalando Arch Linux". Esse tema surgiu durante uma conversa com @fotanus, @marcio_os e e @fmobus, durante a última edição do "Cevas & Blogs". Discutindo sobre as vantagens (e desvantagens) de várias distribuições Linux, contei ao @fotanus sobre minha última (e não muito frutífera) tentativa de instalação do Arch Linux. Depois de algum tempo de ambos mostrando seus pontos (eu não conseguia passar muito além de mostrar um console), resolvi tentar novamente, mas dessa vez documentando todos os passos.

O objetivo é:
1) Instalar Arck Linux usando APENAS a Wiki (http://wiki.archlinux.org/index.php/Main_Page) ou o fórum(http://bbs.archlinux.org/). Usarei outros sites só em último caso, e explicarei minhas razões para fazê-lo.
2) Ter um sistema completamente funcional (com rede, som e desktop)

O sistema será instalado do zero dentro de uma máquina virtual (Virtual PC 2007). Faço isso porque não quero correr nenhum risco de ler errado uma instrução não poder bootar mais minha máquina. Caso haja uma tentativa bem sucedida de instalação na máquina virtual, avaliarei se farei o mesmo numa máquina real.

No próximo post: o que é o Arch Linux, criação da máquina virtual, baixando o Arch Linux, e a primeira parte da instalação.

Nenhum comentário: